Prezado (a) participante do XVIII Encontro Brasileiro de Finanças,

 

Considerando que esta pode ser a primeira experiência de alguns participantes como coordenador, apresentador ou debatedor nas sessões ordinárias, gostaríamos de elencar algumas regras e recomendações para que fossem seguidas para o bom andamento do Encontro:

 

1. Cada sessão ordinária terá, no máximo, duas horas de duração e até quatro artigos para serem apresentados e debatidos.

 

2. Além de apresentar seu próprio artigo, você pode ter sido escolhido para debater algum artigo do encontro. Essa distribuição já está foi concluída e disponível no site da SBFin. 

 

3. A razão de existir de um congresso é a oportunidade de trocar ideias, dar e receber contribuições para a melhoria de nossos trabalhos de pesquisa. Assim, agradecemos a todos os participantes pelo esforço em tornar o Encontro Brasileiro de Finanças um dos principais fóruns de discussão dessa área no Brasil.

 

4. O papel do Coordenador não é apenas o de controlar o tempo. O coordenador pode trabalhar com o debatedor e a plateia promovendo o debate do artigo. 

 

5. O apresentador tem até 20 minutos para falar sobre seu trabalho. O debatedor tem até 5 minutos para suas críticas e sugestões. Os 5 minutos restantes (no mínimo) devem ser alocados para perguntas da plateia. O coordenador deve zelar para que os apresentadores e debatedores respeitem os limites de tempo propostos. O coordenador pode, para facilitar a comunicação com o apresentador, informar o tempo restante por meio de cartões. Tanto o apresentador quanto o debatedor olharão para você em busca da informação do tempo.

 

6. No dia da sessão, cheguem à sala cerca de 5 minutos antes do início e pergunte pelos apresentadores e debatedores. Peça para que façam o upload de seus arquivos no computador da sala antes do início da sessão.

 

Em breve os artigos estarão disponíveis no Conference Maker.

 

 

Atenciosamente,

 

Organização do XVIII Encontro Brasileiro de Finanças